Se você entende de placa de trânsito, por favor, me ajude.
Com certeza não foi o pessoal do DETRAN que bolou essa maravilha, esse é um belo exemplo de “como fundir a cuca de um motorista”.
Por diversas vezes passei por essa placa que ficava próximo a entrada da cidade de Batalha, Alagoas, a dita indicava a presença de uma lombada na estrada, até aí tá certinho, mas que me deixou encafifado e até hoje me pergunto é: O que danado quereiam dizer aquelas setas e as bolinhas? O que se passava na mente fértil desse artesão de placas de trânsito? Será que ele deixou uma mensagem subliminar? Se Erich Von Daniken visse essa placa seria possível que ele colocasse no livro Eram os Deuses Astronautas?
Certa vez dei carona a um policial militar e quando estava próximo a Batalha lembrei-me da placa e pensei: Agora sim, vou acabar com esse tormento que me agonia a tanto tempo. Mostrei a placa ao policial e perguntei o que aquilo queria dizer, confesso que não tinha muita esperança de receber uma resposta satisfatória, mas dizem que a esperança é a última que morre. Ele olhou para a placa, pensou e disse: “Rapaz, sei não o que é isso. Eu nunca tinha prestado atenção nessa placa”. Putz, naquele momento minha esperança morreu.
Conheço uma garota de Batalha chamada Camilla Cristinna (isso mesmo, com dois eles e dois enes) que, talvez, quem sabe, possa me ajudar. E aí Camilla, sabe de alguma coisa?
A foto é de agosto de 2002. A placa não existe mais, foi removida depois que fizeram uma reforma na estrada.